O reluzente reality show é um dos programas que definem nossa época. Mas qual é o seu impacto na forma de arte drag como um todo?
Jadsmine de Souza Lima
Fonte: bbc.com
Em: 02.10.2019
Fonte: bbc.com
Em 2009, o programa de TV RuPaul's Drag Race, no qual a icônica rainha dos anos 90 RuPaul procura pela "America's Next Drag Superstar", começou no pequeno canal a cabo LGBTQ +. Dez anos depois, cresceu e se tornou uma das séries que definiram nossa era, ajudando a tornar o drag uma popular forma de arte como nunca antes. Nos Estados Unidos, houve treze edições regulares e cinco All Stars, que agora preenchem as lacunas entre as temporadas regulares e apresentam o retorno de ex-competidores populares para outra chance pelo título.
RuPaul em 2020 ganhou seu quinto Emmy como apresentador de
destaque, e o programa também ganhou
Melhor Reality/Programa de Competição, elevando seu Emmy para 19
prêmios e 39 indicações. O programa agora vai ao ar no grande canal VH1
nos Estados Unidos, enquanto ganhou um grande número de seguidores globais
na Netflix, indo muito além de apenas espectadores LGBTQ + para ser
assistido por todas as idades e sexualidades. Agora, RuPaul está
tornando a franquia verdadeiramente internacional lançando uma série de
spin-offs - houve duas edições de Drag Race Tailândia e de
Drag Race UK; A Drag Race Canadá e Austrália também estão na
lista.
Segunda temporada de Drag Race UK Imagem: seriemaniacos.tv |
Uma nova era explosiva
Mas, é claro, há muito mais na cena drag do que um programa de televisão.
Sua nova energia “explosiva” em parte o 'efeito RuPaul', mas também
a outros fatores. Há o surgimento das mídias sociais: “Drag se presta
muito [à forma] - porque é visual e é muito baseado em humor e
atrevimento”. E há a “incrivelmente nova e excitante revolução de gênero”,
em que performers trans e não binários estão sacudindo o antigo modelo
drag de um homem cisgênero (um homem cujo gênero corresponde ao sexo que
lhes foi atribuído no nascimento) usando um vestido.
Algumas formas de drag foram rejuvenescidas e revividas e há [pessoas]
desenvolvendo novas linhas de prática performática - Mark Edward,
acadêmico e artista de drag
O Dr. Mark Edward, leitor de dança e performance na Edge Hill University
de Lancashire, concorda que estes são tempos particularmente emocionantes
para esta forma de arte. Ele é um artista drag há muito tempo e drag é uma
de suas áreas de especialização de pesquisa acadêmica; ele está atualmente
coeditando duas coleções de ensaios sobre o assunto, com publicação
prevista para 2020, uma das quais investigará práticas contemporâneas em
todo o mundo. “Houve um ressurgimento nos últimos anos”, diz ele. “Algumas
formas de resistência foram rejuvenescidas e revividas, novas formas estão
surgindo e há [pessoas] desenvolvendo novas linhas de prática de
desempenho”.
Porém, há uma questão que incomoda: Drag Race realmente foi uma
bênção para o aumento criativo do mundo drag - ou tem trabalhado em
oposição a ela? Doonan vê a influência do show como totalmente positiva,
com sua gama de rainhas e looks fornecendo um “manual” para uma nova
geração de performers que podem ver os “gêneros que são possíveis e se
inspirar nisso”. Ele aponta que uma aspirante a rainha pode se
inspirar, digamos, no estilo “super-artístico e sensual” da
vencedora da nona temporada, Sasha Velor, ou por contraste, no
visual de supermodelo “glamazon” da
vencedora da sétima temporada, Violet Chachki.
O icônico lip sync da campeã Sasha Velor
|
Além do mais, Doonan aponta para as convenções DragCon associadas
como uma vitrine para todo o espectro de artistas: “Há crianças que se
identificam como drag queens, mulheres heterossexuais que se identificam
como drag queens ... há uma grande ênfase na diversidade.”
Uma questão de diversidade
Mark Edward diz que o show “fez um ótimo trabalho em termos de plataforma, e deu a ele uma grande presença na mídia”. Mas ele também se preocupa com a criação de uma estética de drag de linha de produção, “onde [um artista drag] não é validado porque eles não são vistos contornando da maneira que deveriam ser no nariz, ou sua maquiagem não têm a estética certa ou são considerados drag 'old school'. ” Certamente, seja levemente irônico ou não, há muito mais rainhas que buscam se conformar aos próprios ideais de beleza que muitos outros procuraram subverter ou interromper, de provocadores do passado como Leigh Bowery e Divine a rebeldes modernos como, por exemplo, a demoníaca auto-denominada 'terrorista drag' Christeene.
Recebemos um monte de público hetero em nosso show que espera uma coisa
e na verdade consegue algo bem diferente - Amrou Al-Kadhi, também
conhecido como Glamrou
Depois, há os tipos específicos de plataformas de desempenho.
Amrou Al-Kadhi, também conhecida como Glamrou, é uma drag queen que
fundou e se apresenta com a trupe drag Denim, uma das mais aclamadas
bandas britânicas do momento. Em sua nova autobiografia espirituosa e
poderosa Unicorn: The Memoir of a Muslim Drag Queen , eles traçam
sua jornada drag, entre outras coisas - vendo drag inicialmente como um
meio de “me expressar e encontrar a confiança que eu não estava tendo em
minha vida”, a usá-la como uma ferramenta mais política “com a qual
explorar gênero e identidade cultural ”.
Al-Kadhi aprecia o fato de que Drag Race "mostra a quantidade de
talento de que você precisa e exatamente o que você tem que enfrentar na
sua vida" para ser uma rainha - mas também deixou o público mainstream com
expectativas estreitas sobre o que uma drag queen deveria fazer, eles
dizem. Denim é um grupo de comédia musical que canta ao vivo e, no
entanto, eles dizem, agora existe a presunção de que drag queens irão
dublar e farão imitações de celebridades - ambas as habilidades nas quais
as drag queens são testadas. “Recebemos um monte de público hétero em
nosso programa que espera uma coisa por causa [do programa] e na verdade
consegue algo bem diferente”, dizem eles. “... [porque] não é totalmente
representativo das coisas mais contra-culturais que estão
acontecendo.”
Amrou Al-Kadhi protestando no Reino-Unido Imagem: ychef.files.bbci.co.uk |
Além do paradigma de drag que a Drag Race promove, há muito se
discute quem pode participar de seu desfile brilhoso em primeiro lugar. A
mencionada revolução de gênero não é algo que o show realmente tenha
explicado: a grande maioria dos competidores continuam sendo homens
cisgêneros que atuam como personagens femininos, como afirma o fato de seu
famoso imperativo, “Cavalheiros liguem seus motores e que a melhor mulher
ganhar!" continua sem alteração. Certamente não houve nenhum drag king, ou
performers com personas masculinas, no show ainda.
A economia drag
Para olhar além das críticas específicas que podem ser feitas à Drag Race, a grande questão é: realmente importa se é uma representação pobre da cena de drag? Da mesma forma que American Idol ou The Voice podem não fornecer um guia preciso ou particularmente edificante para a música pop moderna, pode ser ilusório esperar que um reality show para o mercado de massa de qualquer tipo seja esclarecedor sobre o campo escolhido. No entanto, quando se trata de Drag Race, há mais em jogo para o mundo do drag como um todo, dado o quão poucas outras plataformas importantes ele tem - e, portanto, sua influência é potencialmente mais perniciosa.
Antigamente, uma celebridade drag local lotava um espaço, mas agora, se
você não está no programa, é melhor você ser novo - Vivvyanne
ForeverMORE
Ao lado do aborrecimento do público que espera ver performances no estilo Drag Race, o medo de Al-Kadhi, sobre o qual eles escreveram no Guardian no ano passado, é que a Drag Race no Reino Unido possa criar uma economia de dois níveis. “Há muitas pessoas que ganham dinheiro fazendo drag e, infelizmente, as rainhas que [podem] conseguir todos os empregos são as que estiveram no programa. E o que isso faz com todas as outras drag queens? "
Rupaul na Abertura da DragCon com Michelle Visage e estrelas
de Drag Race
Imagem: louderthanwar.com |
As drag queens americanas, certamente, relataram tal efeito:
Jasmine Masters, concorrente da sétima temporada, notoriamente
lançou um vídeo , após sua aparição no programa, no qual ela descreveu como
foi no programa para conseguir um aumento salarial depois que ela a
encontrou estoque caindo. Enquanto isso, em 2017, a drag queen de São
Francisco Vivvyanne ForeverMORE disse à Billboard : “ Antigamente,
uma drag celebridade local lotava um espaço, mas agora, se você não está no
programa, você pode ser novo em folha. Esse tipo de coisa me deixa chateado,
porque existem tantas lendas aqui em San Francisco. ”
Fundamentalmente, também, o drag pode ser visto como uma forma de arte que
prosperou por estar fora do mainstream - então onde isso o deixa quando
aparentemente perde seu status transgressivo?
Mark Edward sempre entendeu o drag como inerentemente perturbador e
contra-cultural. Quando jovem, ele também mergulhou no florescimento do
movimento acid house e em suas raves ilegais - e ele diz que, desde o
início, seu espírito anárquico influenciou seu trabalho performático.
Alguns anos atrás, ele criou a drag persona de Gale Force, uma formidável
rainha da classe trabalhadora envelhecida, com quem ele “deslocou” o drag,
aparecendo em espaços públicos como supermercados e shopping centers, em vez
de no palco. Em 2012, ele viveu como Gale Force em uma instalação decadente
de casa do conselho como parte do festival Homotopia em Liverpool. Ele diz
que é ambivalente sobre a extensão da popularidade do drag em 2019: “por um
lado, adoro o jeito que está acontecendo e, por outro, me pergunto 'estamos
perdendo alguma coisa?' ... agora temos drag brunches e festas de despedida
de solteiro e drag queens lendo histórias infantis em bibliotecas - que eu
absolutamente amo, devo acrescentar - mas me pergunto: drag está perdendo
algo ao se tornar popular? ”
No passado, ao fazer drag, você estaria quebrando tabus - mas agora
você está garantindo que esses tabus não sejam reinstaurados - Simon
Doonan, escritor de moda
Doonan, no entanto, não está preocupado com um enfraquecimento do drag,
porque acredita que continua sendo um ato fundamentalmente político. “A
proibição do drag é um retrocesso de séculos. Então, apenas pelo fato de
fazer isso, no passado, você estaria quebrando tabus, mas agora você está
garantindo que esses tabus não sejam reinstaurados. Sim, é [político]
colocar um vestido e andar na rua, assim como é político para as mulheres
colocar um terno e se “vestir como um homem”.
Também é inegavelmente verdade que, para alguns espectadores
LGBTQ +, ter um programa tão fortemente centrado em
LGBTQ + recebendo uma plataforma cultural dominante tem sido
monumental para fazê-los sentirem-se 'vistos' - e ainda parece
revolucionário. Da mesma forma, Doonan acredita que o impacto social que
Drag Race teve na educação de públicos não LGBTQ + sobre a comunidade é
profundo - destacando, por meio dos concorrentes e suas histórias de fundo,
questões que vão desde a imagem corporal até a batalha pelos direitos civis
e a violência homofóbica. “É alcançar e pregar para um grande público de
pessoas que estão inevitavelmente se tornando mais receptivas
.”
Jackie Cox vestindo um hijab das cores da bandeira
Norte-Americana
Imagem: seriemaniacos.tv |
O futuro do drag
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