segunda-feira, 12 de abril de 2021

O fenômeno da cultura pop que é RuPaul's Drag Race, explicado

Vamos colocar você em dia com um dos melhores reality shows da TV



Jadsmine de Souza Lima

Fonte: vox.com

Em: 02.03.2015


Sim, apesar da popularidade crescente da série, ainda existem muitas pessoas que não estão familiarizadas com RuPaul, suas rainhas e nuances... como a arte de jogar shade. Então do começo:

Quem é RuPaul?
RuPaul é uma drag queen, modelo, atriz cantora, celebridade e -

RuPaul em imagem promocional de RuPaul's Drag Race
Imagem: amazon.com


Segure bem aí. O que é uma drag queen?

Drag em inglês pode obviamente significar algo sendo puxado ou algo que é uma tarefa árdua.

Mas "drag" também foi adotado como um termo usado para se referir a homens ou mulheres que usam roupas consideradas do sexo oposto - alguns dizem que drag é uma abreviação do termo "dressed as a girl" em português “vestido de menina”, ou que veio da linguagem do teatro para homens que, enquanto usavam trajes femininos, tinham saias que arrastavam no chão.

E drag queen - possivelmente devido à forma como queen tem sido usada para identificar gays ou as raízes de drag no teatro - tornou-se o termo para homens que, para fins de entretenimento, arte ou cultura, se vestem com roupas de mulher. Mulheres vestindo roupas masculinas podem ser chamadas de drag kings. Merriam Webster diz que "drag queen" começou a aparecer na década de 1940 .

Embora existam pessoas de todas as sexualidades, formas e tamanhos que fazem drag, drag queen se refere principalmente a homens gays que se vestem de mulheres para entreter.
Como isso é divertido?
Bem, dê uma olhada em RuPaul's Drag Race. O show pode ser terrivelmente engraçado e até comovente às vezes.
"Estamos lidando com pessoas que foram rejeitadas pela sociedade e criaram uma vida independente do que os outros pensam das decisões delas", disse RuPaul ao The Guardian em 2014. "[O show] mostra a tenacidade do espírito humano, com os quais cada um de nós assistindo se relaciona. E torcemos por eles. Acho que é isso que é cativante, ver como essas lindas criaturas conseguiram prevalecer."


Participantes da 9ª temporada no desafio Club Kid 
Imagem: pophatesflops.com


Drag Race
não é a primeira vez que a cultura drag obteve o sucesso mainstream. Filmes como Hairspray (duas vezes, com a versão de 2007 arrecadando US $ 118 milhões ), o hit cult Priscilla Queen of the Desert e The Birdcage ( US $ 124 milhões ) se tornaram sucessos. E os produtores da Broadway adaptaram Hairspray e Kinky Boots em musicais de sucesso. Há também uma série de drag queens atuando como promotores de clubes, DJs, anfitriões de bingo, imitadores de celebridades ou até mesmo quadros de stand-up.

Que pronomes você usa quando se refere a uma drag queen?
Isso é complicado. RuPaul disse oficialmente que ela não se importa com o pronome que você usa. "Você pode me chamar de ele. Você pode me chamar de ela. Você pode me chamar de Regis e Kathie Lee; eu não me importo! Contanto que você me chame de Regis e Kathie", RuPaul escreve em sua biografia.
No show, os homens se referem às suas personas drag da mesma forma que os atores se referem aos personagens que interpretam, por isso é comum o performer referir-se a si mesmo como ele, mas a persona como ela. RuPaul se refere aos homens por seus nomes de drag, mesmo quando não estão de drag. Em caso de dúvida, é melhor perguntar à drag queen que termo ela prefere.
Então o show é uma corrida de drag queens? Tipo a NASCAR?
Por mais incrível que seja, não é bem isso. Existem, no entanto, corridas reais que apresentam drag queens, como a 17th Street High Heel Race de Washington DC .
RPDR, que começou em 2009, é um reality de competição onde drag queens de todo o país competem para se tornarem a próxima estrela drag da América. RuPaul apresenta e atua como um dos jurados ao lado de Michelle Visage, co-apresentadora de seu programa original, e outros nomes que formam a mesa de jurados como Carson Kressley e Ross Mathews, acompanhados de diversas celebridades convidadas.


Imagem promocional da 1ª temporada de RuPaul's Drag Race
Imagem: 
draglicious.com.br

Então, é como Survivor ?
Bem, é mais como Survivor do que NASCAR. As rainhas passam por vários testes, como figurino, comédia stand-up e atuação. Por exemplo, cada temporada tem um episódio em que as rainhas exibem suas imitações de celebridades.
A própria RuPaul diz que está procurando a rainha com mais carisma, singularidade, coragem e talento. Até agora, houve doze vencedores - BeBe Zahara Benet, Tyra Sanchez, Raja, Sharon Needles, Jinkx Monsoon, Bianca Del Rio, Violet Chachki, Bob The Drag Queen, Sasha Velour, Aquaria, Yvie Oddly e Jaida Essence Hall.


Algumas das Winners de RuPaul's Drag Race
Imagem: reddit.com


A cada semana, na colocação, as duas últimas rainhas são obrigadas a "lip-sync for their lives" traduzindo “dublar por suas vidas”.
Oh meu Deus. Eles matam as drag queens?
Não não. Isso é apenas uma expressão. Nenhuma drag queens jamais foi prejudicada durante o RPDR ... embora tenha havido aquela vez que Mimi Imfurst levantou India Ferrah.

Mas este não é os Jogos Vorazes ou o fim do mundo. No entanto, há corações partidos. A drag queen que não ganha no lip-sync recebe o "sashay away".

"Sashay away" soa familiar.
É da música "Supermodel" de RuPaul e é um dos bordões do show. Portanto, há uma chance de ser de onde você o pegou.
Como faço para assistir?
A décima terceira temporada no momento está sendo transmitida na VH1. As temporadas anteriores estão disponíveis na NETFLIX. Temporada dois e seis são bons lugares para começar graças a suas memoráveis rainhas e os dramas do elenco - o que é agradável sobre Rupaul’s Drag Race é que é relativamente fácil de acompanhar.  

 

Condragulations!


Competidoras da temporada mais recente em foto promocional
Imagem: 
draglicious.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O fenômeno da cultura pop que é RuPaul's Drag Race, explicado

Vamos colocar você em dia com um dos melhores reality shows da TV Jadsmine de Souza Lima Fonte: vox .com Em: 02.03.2015 Sim, apesar da popul...